ESTE NÃO É UM ESPAÇO PARA FAZER AMIGOS; É PARA INFLUENCIAR PESSOAS.



15 de mai. de 2011

100% Negro
*Jandir Barreto, jornalista

Um jovem negro desfila garboso pelo calçadão da Andrade Neves vestindo uma camiseta onde se lia: 100% negro. Não seria isto uma manifestação racista?

Aquele tipo de camiseta está sendo muito vendida e, ao que parece, até agora ninguém foi acusado de promover o racismo. Mas dá pra imaginar o furor que iriam provocar camisetas que tivessem a seguinte mensagem: 100% branco.

O mais interessante ainda é que recentemente um deputado federal deixou de tomar posse em Brasília porque fora preso pelo comandante do avião, a quem chamara de negro.

No Brasil, racismo só é válido quando denunciado por negro, tal como no episódio envolvendo o deputado e o comandante do avião. Atualmente o homem negro está na moda.
Colaboram para isto os inúmeros conjuntos musicais integrados por negros, que inundam os programas de televisão e rádio. Também cresce o número de atletas negros no futebol e em outros esportes.

É só comparar as fotos das seleções brasileiras campeãs do mundo em 1958 e 1994 para perceber o crescente predomínio do jogador negro no futebol.
-------------------------------------------------------------
          Mas se o homem negro está na “moda”,
          o mesmo não se pode dizer da mulher negra
--------------------------------------------------------------
Mas se o homem negro está na moda, e é o gênero masculino destacado na frase, que poderia ser 100% raça negra, o mesmo não se pode dizer da mulher negra. Ela não teve a mesma projeção. Por todo o Brasil, inclusive aqui no sul, já se tornou comum casais de namorados, ele preto, ela branca.

O contrário é difícil de ser visto. Embora não seja uma regra geral, muitos artistas e futebolistas negros quando alcançam o sucesso, buscam parceiras de cor branca. Mais uma prova de que a mulher negra não está fazendo o mesmo sucesso.