ESTE NÃO É UM ESPAÇO PARA FAZER AMIGOS; É PARA INFLUENCIAR PESSOAS.



24 de mai. de 2015


O CARTEL NO PRÉ-SAL

Lula da Silva, sempre ele, já não aguenta mais ver desmoronar o império de bons negócios no Brasil da Silva, país que ele descobriu em 2002 quando subiu a rampa para habitar pela primeira vez o Palácio do Planalto. Falta só um pouquinho de nada para ele se declarar candidato ao lugar de Dilma que nunca deixou de ser dele. 

Nesta segunda-feira, o operador Milton Pascowitch vai depor na Operação Lava-Jato. E o que ele sabe de outros ramais do esquema Petrobras não é pouco. Tem tudo a ver com BNDES, fundos de pensão, eletrolão, Pré-Sal. 

E é aqui que a água começa a salgar para a carcaça de Lula. O Pré-Sal é mais uma das invenções "extraordinárias" do seu Brasil da Silva. 

Ao descobrir tal mina de ouro, Lula abriu as portas de um novo paraíso de obras bilionárias tocadas pelas empresas que compõem os estaleiros, casual e inocentemente, as mesmas que formam o cartel que vive pagando propinas em contratos de refinarias e outras barbadinhas do Brasil lulático. 

Quer dizer, "tocadas" até ali... As obras começam, a dinheirama aparece aos borbotões, os operadores tomam chocolate e pagam o que devem. 

Então, Pascowitch vai engrossar o caldo no caldeirão de ingredientes que a Operação lava-Jato já mexe e remexe pelas cozinhas do Pré-Sal. O tempero é o mesmo do Petrolão. O Pré-Sal tem o gosto do mesmo esquema de desvios nos contratos de construção de refinarias. A receita é a mesma: são obras de plataformas, construção e locação de navios e sondas de perfuração para exploração de petróleo - e la nave va! - com um volume de investimento público e privado muito maior de tudo que já veio à tona até agora. 

Assim é que, a semana começa bem. Lula vai ter que se lançar logo rumo a 2018. É o jeito de conseguir a imunidade que ele hoje não tem mais, embora governe subterraneamente o país com mão de gato. E não levem, por favor, essa figura da mão de gato a uma errônea e apressada tradução literal. Mão de gato é só aquela conhecida rapidez dos felinos que dão o tapa e escondem a mão.