ESTE NÃO É UM ESPAÇO PARA FAZER AMIGOS; É PARA INFLUENCIAR PESSOAS.



16 de jan. de 2015

FESTA DO BONFIM
Ontem, na Bahia de São Salvador, terra de Nosso Senhor, 800 mil pessoas participaram da festa do Bonfim. Cem vezes mais gente do que em Brasília, na posse de Dilma e um fracasso de bilheteria diante das manifestações antiterror lá em Paris. Mas, o Brasil ainda não perdeu de todo a fé.

EXÉRCITO & OAB
O Exército , sob as ordens de quem se encontra, teima em não obedecer às próprias regras e não cassou até hoje a condecoração do mensaleiro condenado Zé Genoíno, como determina a lei. A pirraça que só diminui a instituição militar pode acabar na Justiça. Com isso o Exército está se achando uma espécie de OAB que ainda não cassou o registro de Zé Dirceu, condenado por corrupção e formação de quadrilha. Sei lá, quanto à OAB, mas no caso do Exército, pode-se dizer que ele nunca esteve tão bem aparelhado.

A QUEDA DO JATO DE CAMPOS
Enfim, a Aeronáutica aponta erro humano no desastre com o jato de Eduardo Campos. A investigação concluiu que houve uma sequência de falhas do piloto que acabaram causando al qaeda do avião que levava o então candidato - “traidor” do PT - à Presidência da República.

O MELHOR PRESIDENTE
Ontem foi aniversário da morte de Tancredo Neves. Já faz tempo. Trinta anos. Ao ser eleito, Tancredo pronunciou a frase mágica, ousada e fatal: “A partir de agora é proibido gastar” Morreu sem assumir a Presidência. Foi o melhor presidente que o Brasil não teve em todos os tempos.

TRAGÉDIA BRASILEIRA
A morte de Tancredo foi uma tragédia brasileira. Uma catástrofe só igualada pelo que veio a seguir: Sarney assumiu a Presidência.

QUE BICHO É O HOMEM?
Neste sábado, se você não sabe, não faz mal nenhum, pois o Itamaraty também parece que não sabe de nada, vai ser executado na Indonésia o brasileiro Marcos Archer. Ele foi flagrado no aeroporto de Jacarta tentando entrar naquele país com quase 14 quilos de cocaína dentro dos tubos de uma asa-delta. Archer vai ser fuzilado. A Anistia Internacional está pedindo para que a Indonésia não execute o brasileiro. Sem cutucar a Dilma e nem o Itamaraty, nessa hora a gente pode apenas se perguntar: que bicho é o homem que pode matar o homem?

2 MIL MORTOS NA NIGÉRIA
Caraca! Há 2 mil mortos na Nigéria. Os fanáticos fundamentalistas do Boko Haram, usando granadas e armas de fogo destruíram 16 vilarejos nas cercanias de Baga, no nordeste nigeriano. Para o Boko Haram, "a educação ocidental ou não-islâmica é um pecado"... E quem se importa, se a Nigéria não é a França e Baga não é Paris?!?

E A FLORA MEDICINAL
DA AMAZÔNIA?
Pronto, o canabidiol – medicamento à base da maconha - foi liberado pela Anvisa. Que os pacientes façam bom uso e obtenham os resultados esperados. O que causa tristeza e espanto é o atraso dos institutos brasileiros de pesquisa científica e, fundamentalmente, no Ministério da Saúde, não terem encontrado nada similar na Floresta Amazônica, a maior diversidade de espécies de plantas medicinais, comestíveis, oleaginosas e colorantes do planeta. E, para acabar com a euforia dos mais chegados: o canabidiol não dá barato.

SERÁ A MESMA KÁTIA?
Ainda que mal pergunte: a ministra Kátia Abreu terá hoje a mesma mira que acertou a Friboi no Fórum de Agronegócios há quase dois anos? Será a Kátia Abreu de agora a mesma Kátia que em 2013 criticou as altas doses de recursos aplicadas só nos grandes frigoríficos? Até aqui, como ministra da Agricultura e Agropeculiaridades, ela não tugiu nem mugiu. Epa! Isso foi só o meu jeito pampeiro de dizer as coisas. Ministras não tugem, nem mugem. Ministras só ministram. E às vezes, tossem.

O BRASILEIRÃO DAS CAIXAS-PRETAS
O escândalo do Petrolão é só o começo para a Operação Lava-Jato. Vem aí, o Brasileirão – que não terá decerto esse nome, mas que assim se pode chamar a batalha que a Polícia Federal e o Ministério Público vão desfechar logo que começarem a abrir algumas caixas-pretas de bom tamanho tipo BNDES, Receita Federal, bancos do povo, institutos fajutos, ONGs de fachada, bolsas disso e daquilo.

JOGO DE PODER
O PMDB – magoado com a troca de gentilezas entre Dilma e Kassab que está fundando um partido para afundar o PMDB – vai com tudo agora para ganhar as presidências da Câmara e do Senado. É o jeito de dar um jeito na influência de Dilma sobre o Congresso. No fundo, no fundo é tudo só uma questão de troca-troca, de toma lá e dá cá.

BANALIDADE
A bandalheira do crime organizado estatal ficou tão banalizada nesse país que ninguém deu bola para o alerta dos coordenadores da Operação Lava-Jato mostrando que a roubalheira do Petrolão continua a mesma. Quem já está acostumado, não estranha. Alguém é ingênuo a tal ponto que pode achar que estancou o esquema do mensalão que desviava dinheiro público para a manutenção da velha amizade de parlamentares? Isso é o Brasil da Silva. Nada mais nem menos do que isso.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Angela Merkel, ontem, lá pela Alemanha mesmo: “Se não houver segurança na França, não há na Alemanha”. E aproveitou para defender a liberdade de expressão. Aí, já meio que contrariou o papa Francisco, meu ídolo de bairro – de Almagro. É que Francisco acha que liberdade de expressão tem limite quando se trata de religião e fé demais. Em todo caso, a poderosa Merkel bem que poderia vir até aqui para falar essas coisas para a pandilha do Lula, Falcão, Franklins, Berzoínis e outros vassalos de espírito tiranóide que andam por aí disfarçados de animais sociais querendo implantar a censura com o apelido de marco regulatório das comunicações.