ESTE NÃO É UM ESPAÇO PARA FAZER AMIGOS; É PARA INFLUENCIAR PESSOAS.



15 de out. de 2013

INFLAÇÃO SOB CONTROLE.. DO GOVERNO

 
Quando diz que a inflação está sob controle, Dilma Vana está dizendo, na realidade, é que tem sob controle os institutos de pesquisa e o sistema que mede os índices da inflação no Brasil da Silva. Ter a cesta básica como referência para os cálculos inflacionários é um escárnio. 

Ninguém sabe direito como é que o IBGE - instituto obediente ao governo - traduz os índices de preços ao consumidor levando em conta a variação dos preços de bens e serviços que devem ser prestados à população. Tecnicamente, o método é o que há de correto. Politicamente, é outro departamento. 

É coisa tipo assim aquele texto radiofônico dos primórdios da propaganda no Brasil: - O colarinho é perfeito, o seu pescoço é que tem defeito.

Está escrito e determinado no Brasil da Silva que o mais importante referencial de inflação no Brasil é o IPCA - Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do IBGE. Ele é utilizado para determinar as metas de inflação. O IPCA apura a variação de preços nos bens consumidos por famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos,. Mas, como o Brasilé muito grande, então a apuração é consumada em nove regiões metropolitanas: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, no Distrito Federal e no município de Goiânia.

E, em assim sendo, assim é. Mas, depois de ouvir mais um anúncio governamental de que "pelo 10° ano consecutivo a inflação chegará no fim deste ano com os índices dentro das previsões", só nos resta aplaudir. Antes, porém, seria bom perguntar assim como quem não quer nada: 

Quanto custou e quanto custa hoje o material escolar do seu filho? E os sapatos, e a pasta de dente? E a consulta do pediatra, do dentista? A cárie de hoje não custa o mesmo que a obturação de ontem. 

E o aluguel do apartamento e o condomínio? E o pastel da esquina? Já trocou os pneus do seu carro hoje? Já viu o preço do chopinho básico? 

Experimente ir ao cinema duas vezes por semana, com a mulher e os filhos; ou tente assistir a todos os jogos do seu time no Brasileirão... Veja quanto lhe sobra de bolso no seu salário. E depois diga, para quem quiser ouvir e saber, o que é mesmo que está sob controle do governo