ESTE NÃO É UM ESPAÇO PARA FAZER AMIGOS; É PARA INFLUENCIAR PESSOAS.



9 de fev. de 2014

DEVERES
Em Ribeirão Preto, Lula da Silva, presidente de honra do PT, defendeu os mensaleiros e reverberou que "juiz do STF não deve fazer política". Então tá. E político não deve se meter a fazer justiça. Até porque acabaria condenado por si mesmo. Outra coisa que dono de partido político não deve é roubar; deveria também não deixar roubar.

O CULPADO
Pensando bem, se Lula - até aqui sem dar um pio sobre o mensalão - agora tem autoridade e liberdade bastante para julgar que os juízes do Supremo julgaram errado os mensaleiros, então é porque ele sabe de tudo aquilo que sempre disse não saber sobre o mensalão que sempre disse não existir. Qual é a farsa, afinal? No fundo, no fundo, o grande culpado pela prisão dos mensaleiros se chama Lula da Silva. Ele saiu do governo e prometeu que se dedicaria, "em tempo integral", a provar que o mensalão era "uma farsa". Lá se foram quatro anos de palestras pelas Áfricas, de rolos com a pandilha de Rosemary, sua telefonista predileta, de consultas pelo SUS no Sìrio-Libanês e ele nada provou. Os companheiros estão na Papuda e em outros complexos similares. Todos muito bem tratados, em boa companhia, todos doidinhos para trabalhar e se sentindo como se estivessem em casa.

INÉRCIA
Sem mais o que dizer para justificar sua inércia como chefe da Casa Civil, Gleisi Hofmann diz agora que "máquina pública sofre de acomodação e inércia". Epa! Ela está falando da máquina montada pelo próprio governo Dilma dentro do mais puro modelito Lula. Não é a troco de nada que Lula estabeleceu a "estratégia da coalizão pela governabilidade" como cartilha para Dilma. Ela fez, como ele: terceirizou a administração pública com cabos-eleitorais sem qualificação profissional e sem qualquer aptidão funcional. No Brasil da Silva, os paraquedistas mandam e desmandam nos servidores de carreira que, em contrapartida adotam a operação tartaruga sem que os aspones bem comissionados e mal preparados cheguem a se dar conta do merecido boicote. E o brasileiro que se lixe.

SUSPEITO
A manchete: "Suspeito de ter repassado rojão que feriu cinegrafista da Band é preso no Rio". O cara foi filmado andando numa boa ao lado do blackbosta que disparou o artefato e é chamado de "suspeito". Suspeito, somos eu e você que não saímos de casa... Entrementes, magnânima, Dilma Vana "presta" solidariedade ao profissional ferido. Ah, bom. Agora vai.

SOLIDARIEDADE
Cá pra nós e que ninguém nos leia e nem nos ouça, mas essa coisa de político "prestar solidariedade" em momentos pesados e nefastos é de um cinismo oceânico, que nem mesmo o mais ingênuo filho de Eva desses paraísos que igrejas de esquina andam loteando, tem saco para crer e aguentar. É como telefonar dizendo "estamos juntos nessa!".

ENFIM, SEGURANÇA
Enfim, uma boa nova para a segurança da "Copa das Copas" que Lula inventou e Dilma encampou noque deveria ser o Ano das Eleições Presidenciais: "Protestos contra Copa colocaram em risco Hnerique Alves e dois ministros. Epa! Opa! Pô, Henrique Alves é o presidente da Câmara Federal! E dois ministros são donos de 5% dos 39 mais valorizados prédios destinados pelo governo Dilma à sesmaria que atende pelo nome de Esplanada dos Ministérios. Agora, o bicho vai pegar. Com essa pandilha correndo perigo, enfim a Copa terá segurança.

I/MOBILIDADE URBANA
Enquanto isso, as obras de mobilidade urbana - apelido de transporte, segurança, suporte à saúde, comunicações, infraestrutura, acessos, estacionamentos e coisas e tal e loisa e o escambau - estão todas atrasadas. Cansado de receber chute nos glúteos, Aldo Rebelo dessa vez vai deixar que Jerome Valcke, o secretário-geral da Fifa dona do Brasil da Silva que se meteu a fazer a Copa, converse diretamente com Dilma Vana. Com ela, talvez o caixeiro-viajante de Joseph Blatter, entenda de uma vez por todas o que é mesmo que o governo brasileiro quer dizer com a expressão "pátria de chuteiras".

NUMA FRIA
Deu no Estadão Online: "Médicos cubanos moram em repúblicas e vivem de cesta básica". Teve um médico que veio de Havana que disse aos repórteres em tom mal-agradecido à graciosa atenção que recebeu de Padilha e Raúl Castro: "Ganho menos que enfermeira". Tá, meu doutor. Mas, com diploma ou sem diploma? E outra coisa: só por isso, meu? Quer dizer que, se enfermeira ganhar menos, fica bom?!? Fica a impressão de que esse cubano está querendo até organizar o regime escravagista que o aflige. Faz sentido? Coitados. Estão perdidos. Entraram numa fria.

WALTER, A ESPERANÇA DA COPA
Cadernos de esporte: "Com gol do estreante Walter, Fluminense bate o Flamengo". Bate, não. Tripudia. Triginou: 3 x 0. E o "estreante" é um idoso que está beirando os 60 anos de carreira e carrega uma barriga de 99 quilos de futebol. Não é coisa assim que se ressalve como uma "vitória" da terceira idade; é o fracasso explícito da bola murcha que o brasileiro anda jogando. O sucesso de Walter é a minha esperança de que a seleção dos cartolas da CBF não passa pela Croácia, na primeira fase da Copa.