ESTE NÃO É UM ESPAÇO PARA FAZER AMIGOS; É PARA INFLUENCIAR PESSOAS.



9 de jun. de 2014

A GREVE DOS METROVIÁRIOS VAI ACABAR
E eu me lembrei do Fervido.

"Contra a força não há resistência" - dizia Antônio Freitas, o Fervido, filósofo intuitivo de vestiários do futebol amador lá da minha terra, quase no Cone Sul do mundo. Sei lá de onde ele tirou isso, mas era a frase que ele usava nas preleções para os zagueiros do Paulista F.C. seu time do coração.

E agora eu vejo, a super-greve dos metroviários de São Paulo indo para as cucuias. Bastou o governo demitir 61 funcionários "a bem do serviço público" e pronto. Lá foram os paredistas bater um papo assim gostoso com alguém que não tá fazendo nada.

Os grevistas querem a readmissão dos companheiros demitidos para encerrar a greve. Pronto. Estamos conversados. Os caras nem foram demitidos de verdade; foi só ameaçar e a força acabou com a resistência. Aí, não deu outra: me lembrei do Fervido.

INFLAÇÃO
Inadimplência em maio teve a maior alta desde 2010. O aumento dos pequenos calotes foi de 9,56% em comparação com o mesmo período no ano passado. De abril pra cá, o aumento de "depois te pago" foi de 1,38%. O nome disso não é inadimplência; é inflação. A mão ficou maior que o bolso - diria Joelmir Betting.

PT DESCOBRE O OUVIDO DA MINHOCA

Enquanto o ministro Gilmar Mendes teme que o fim das doações de campanha por empresas legais abra uma brecha para o crime organizado tomar conta das eleições no Brasil da Silva, o PT já procura seus próprios caminhos rumo à fortuna que precisa para se manter no poder.

Seus dirigentes anunciam o partido "acelerou as filiações" e já arrecadou quase R$ 50 milhões. O PT diz ainda que de janeiro de 2011 até abril, obteve 196 mil novos filiados e que, só em 2013 abocanhou R$ 32 milhões.

Então tá. Gilmar Mendes não precisa ter medo de nada. É só os outros partidos descobrirem o ouvido da minhoca como o PT descobriu. É só fazerem o que fez e faz o PT para que todas as siglas fiquem nadando em dinheiro. E assim é que as lavanderias podem virar clubes de natação.

Como é que os clubes de futebol não fazem isso; como é que as instituições benemerentes, prestadoras de serviço social como a Pestalozzi, a Apae e similares não conseguem seguir esse exemplo de mobilização popular, esse exemplo de consciência cívica?!?

Até o Criança Esperança, da Rede Globo, deve estar em estado de choque, diante de tamanha capacidade de arrecadação. Silvio Santos já está até pensando em vender a franquia Jequiti Cosméticos.

Edir Macedo, Malafaia, pastores e bispos de todas as igrejas das esquinas desse país decerto estão pedindo perdão aos seus deuses pelo pecado explícito da inveja que devem estar curtindo a essa altura da Copa e das eleições de outubro.

FALTA BIBLIOTECA
Das escolas públicas de São Paulo, só 12% têm bibliotecas. Grande coisa. Se há uma coisa que os alunos não aprendem hoje no colégio, essa coisa se chama leitura. Falta biblioteca, porque falta leitor; falta leitor, porque falta professor. Falta educação, porque falta um programa de governo nesse país.