ESTE NÃO É UM ESPAÇO PARA FAZER AMIGOS; É PARA INFLUENCIAR PESSOAS.



8 de set. de 2014

O CASO DE AÉCIO
Se o caso de Aécio Neto de Neves fosse mais patriotismo e menos mineirice, ele já teria desistido da sua candidatura e teria se aliado a Marina Morena Verde da Silva. Para gáudio do PT, no entanto, ele continua insistindo numa corrida rumo à rampa do Planalto que só teria sucesso se a delação da Petrozona derrubasse Dilma Coração Valente do trono. Mas aí, gente minha gentil que se partiu, isso aqui não seria o Brasil da Silva.

OUTUBRO VERDE

O PT já sabe que, sem Aécio Neto de Neves no páreo, Marina Verde venceria Dilma Coração Valente já no primeiro turno. E Marina ganharia de Lula no segundo turno, caso ele venha a concretizar o sonho possível até 15 de setembro, data em que ainda pode ser alterado o registro de qualquer candidato, a qualquer coisa, sem qualquer motivo aparente.

É por saber que perderia para Marina verde na prorrogação que Lula ainda está pensando se deve ou não tomar o bastão de Dilma nessa maratona pelo poder. Em todo caso, o outubro vermelho está ficando cada vez mais verde.

PODE?!?

Só no Brasil da Silva uma democracia é tão próxima de uma ditadura que não mova uma palha para saber o que há de verdade na cegueira de seus presidentes quanto à corrupção desenfreada que transformou a Petrobrás em Petrozona.

Há 12 anos a Petrobrás despenca vertiginosamente ante o peso das negociatas, do aparelhamento pornopolítico, da corrupção deslavada.

Nesse período, Lula da Silva des/governou o País por oito anos, tendo Dilma Vana como ministra das Minas e Energia e da Sua Casa Civil Sua Vida, além de president@ do Conselho de Administração da Petrobrás.

Nos últimos quatro anos Dilma Vana é president@ da República sem largar o osso da Petrozona que nunca esteve longe de Lula, mero presidento de honra do PT, mas eterno criador da criatura.

Como é que essa dupla pode dizer que não tem nada a ver com a canalhice que corre frouxa e desbragada no poço sem fundo da desmoralizada casa do petróleo que já foi nosso e agora é deles?!?

O PAVOR DO PT
E sabe lá você o que mais apavora o PT? É que na sua fábrica de boatos, de execrações públicas e desconstrução de opositores, ele não consegue encontrar na história de Marina Silva coisa alguma que manche sua fama de honesta e incorruptível. Aí, como diria o treinador Vanderlei Luxemburgo, "é complicado".

DEMOCRATURA

O que mais dói nessa democracia que começou a ser reinventada com Zé Sarney em 1985, logo depois da Redentora com a qual ele sempre conviveu muito bem e que passou por Collor, Itamar, FHC, Lula da Silva e agora Dilma Coração Valente, é que cabe ao povo eleger deputados, senadores e até o presidente da República, mas... Cabe aos partidos, às facções políticas escolher antes do povo em quem o povo deve votar.

E dói mais ainda saber que cabe ao presidente da República hoje instalada, nomear e exonerar os ministros de Estado; editar medidas provisórias à revelia do Congresso Nacional;  ter o comando supremo das Forças Armadas; nomear os ministros do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, o Procurador-Geral da República, o presidente e os diretores do Banco Central; nomear os ministros  do Tribunal de Contas da União e tantos servidores públicos quantos lhe der na telha.

E são esses, logo esses, os mecanismos oficiais que devem zelar pela Constituição a que deve estar submetido todo e qualquer presidente dessa República. Eles é que deveriam ser os instrumentos da nossa paz e da constante vigilância do presidente e seu governo.

Se essa brecha para o aparelhamento do Estado não faz dessa democracia uma democratura ou ditabranda e, se um presidente com tal poder não é ditador, então minha avó era uma bicicleta. E sem as benesses de uma exclusiva e modernosa ciclovia, já que no seu tempo, bastava ter uma boa campainha no guidom.

MARINA MÁRTIR
Tucanos e petistas vão bater tanto em Marina Verde que ela vai acabar martirizada. E eles vão ficar vermelhos de raiva. Já se sabe agora no Brasil que a onda Marina Verde não é efeito apenas da tragédia aérea. É a clara demonstração de rejeição popular ao que vem sendo apresentado como governo desde que saiu do Palácio do Planalto o último presidente militar.

PRA DELEGACIA
A oposição agora quer porque quer levar  para o Congresso Nacional as delações premiadas do bode expiatório, Paulo Roberto Costa, abandonado pelos velhos companheiros à própria falta de sorte. Besteira. Perda de tempo e dinheiro. Levem esse cambalacho da Portozona direto para a Delegacia de Polícia da esquina mais próxima.

AS BARRICADAS

Não teve baderna no democrático desfile militar realizado por entre as barricadas montadas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, onde Dilma Vana é residente e domiciliada há quase quatro anos. Não teve baderna. Nem graça nenhuma.

O governo torrou mais de 1 milhão e 300 mil reais para se exibir a um público que estimava em 30 mil pessoas; os contadores oficiais garantem que havia por lá cerca de 20 mil espectadores.

Não havia, pelo olhômetro popular, mais que 12 mil testemunhas, quase todas recrutadas na rede pública escolar, cercada de milhares de cabos-eleitorais portadores de pirulitos propagandistas.

Andei nesse domingão pelo resto de Brasília, fora dos tapumes que cercavam a festa cívica promovida pelo Palácio... E vou contar uma coisa pra vocês: em jogo do Gama contra o Sobradinho, pelo campeonato Candango, se vê mais bandeiras do Brasil nas janelas do que havia neste 7 de Setembro na Capital da República.

Aquilo na Esplanada foi o ápice da Semana da Patriotada. Pode ser que me engane, mas pelo que me cutuca a memória, desde 1964, este foi o primeiro desfile oficial de 7 de Setembro em Brasília que não teve a cobertura da Rede Globo.

O CAIM DE ABEL

O Felipão tá que ninguém aguenta. No sábado, lá no Maracanã, ele ganhou do Flamengo com um gol depois que o jogo já havia terminado.

No domingo, em pleno Beira-Rio pegou o Fluminense e meteu uma virada de 3 a 2 no Internacional. E ninguém chamou o Abel de burro e nem o árbitro de ladrão e fiadamãe. É o efeito Patrícia invadindo o Beira-Rio, templo sagrado do eterno craque Fernandão.

Mas o time anda tratando a torcida com tanta maldade que não demora nada o estádio colorado vira Fernandinho Beira-Mar.

Abel que se cuide, o Felipão tá meio Brizola, vem comendo o mingau quente pelas beiradas. Enquanto o Inter escorrega no G4, o Grêmio vem subindo no pau de sebo. Vai ver que Felipão ainda vai ser o Caim de Abel.