ESTE NÃO É UM ESPAÇO PARA FAZER AMIGOS; É PARA INFLUENCIAR PESSOAS.



21 de jun. de 2013

Com Joseph Blatter, dono da Fifa refugiado na Turquia, a Copa-Cozinha das Confederações, cobaia da "melhor" Copa do Mundo está por um fio. E ainda bem que não é o fio do bigode de Sarney. O movimento de mobilização popular que sacode e acorda o Brasil está fazendo o governo que trouxe a roubalheira para cá pensar até em suspender a competição.

Só não se trata disso oficialmente porque a Fifa é mais esperta que os espertalhões que lhe pediram para fazer a Copa aqui, no antigo País do Futebol. O Brasil teria que pagar, por força contratual, uma indenização bilionária pela desistência.

Em tudo e por tudo acabar hoje com a Copa que Lula e seu staf de lobistas inventaram de trazer pra cá, em vez de construir hospitais, escolas, oferecer transporte digno e serviços essenciais para a nação, seria mais uma idiotice.

Uma imbecilidade tão grande quanto a que cometeram os governantes da hora, quando acharam que voltando atrás no preço das passagens iriam domesticar o Brasil mais uma vez.

O mal que Lula e seu séquito fizeram trazendo a Copa para o Brasil está feito. Um mal que tem também as digitais de todos os partidos políticos, de todos os governantes de cada Estado que erigiram esses monstrengos de concreto, de cimento armado contra as prioridades da população.

Parem a Copa agora e os elefantes brancos, obras nababescas superfaturadas continuarão imponentes e debochativamente em pé. Agora quem tem que cair não são as tais arenas bilionárias; quem tem que cair, o povo já sabe.

Quem tem que cair são os corruptos dos três Poderes constituídos e, com eles, o voto obrigatório; os currais eleitorais que precisam ser defenestrados pelo voto distrital que engole os feudos partidários; tem que cair a indicação soberana do presidente de plantão para os cargos da República, do Poder Judiciário, do Supremo Tribunal Federal; tem que cair o modelo canalha do horário político gratuito no rádio e na TV; têm que cair as ONGs e os institutos de fachada, verdadeiras lavanderias de dinheiro emporcalhado.

É disso e muito mais - saúde, educação, segurança, justiça, igualdade social - têm que ter padrão Fifa, sim senhor. O Executivo, o Legislativo, o Judiciário têm que ter padrão Fifa, sim senhor! É disso e muito mais que a voz rouca das ruas está falando e não das biografias montadas a peso de ouro estatal por marqueteiros criadores de slogans e de fábulas enganosas.

Só um detalhe: se tirarem a Dilma agora, fica o Michel Temer; se ficar o Michel Temer, Lula se arma para voltar; se Lula voltar, continuam Renan Calheiros no Senado, Henrique Alves na Câmara; Zés Dirceus e mensaleiros fazendo negócios com as burras públicas; Aécios, Marinas, Eduardos Campos, Robertos Freyres e outros menos votados, todos à espreita e prontos para dar o bote.

E então, se assim for, tudo isso que está acontecendo agora há de valer muito pouco para a História desse País. Porque o ranço da deslealdade, da esperteza e da hipocrisia com que o Brasil vem sendo vexatória e desbragadamente tratado continuará firme e forte.

Tanto quanto desta fantástica mobilização popular, nascida de baixo para cima com jeito de revolução, o Brasil precisa de uma reforma total; precisa ser reconstruído, reinventado de forma geral, irrestrita, dos pés à cabeça, feitas assim com o coração, sem perder a razão.

RODAPÉ - Não duvide nada que, em caso de desistência desta e da Copa do ano que vem, alguém de grande visão negocial, esteja levando os seus 20% de comissão por relevantes serviços prestados à alternativa de receber a bilionária indenização. Afinal, lobista é pra isso mesmo. Aí é só o brasileiro continuar se perguntando até se dar conta de quem foi que convenceu a Fifa a realizar a Copa no Brasil.