ESTE NÃO É UM ESPAÇO PARA FAZER AMIGOS; É PARA INFLUENCIAR PESSOAS.



1 de dez. de 2014


DEU CERTO
O Grêmio jogando lá na Fonte Nova com dez homens desde os 30 minutos do primeiro tempo foi melhor que o Bahia que não joga nada. A tática de jogar com menos um deu certo para o Felipão. Perdeu só de um a zero. O suficiente para ficar fora da Libertadores. Mas teve uma ótima desculpa. E assim é que foi assim que Felipão botou Mano Menezes na Libertadores. E, como já está rolando nas redes, o Grêmio Bah!... Ia. Não vai mais.

O FUTEBOL BRASILEIRO
A maior homenagem ao futebol que está sendo jogando no Brasil, não poderia mesmo ser outra: Fred é o artilheiro do Brasileirão. Dunga, cadê o Tardelli, cadê?!?

MISSÃO IMPOSSÍVEL

Nesta semana, o delator Paulinho Costa, da Petrobras e o arrecadador Nestor Cerveró, da mesma fábrica de propina, ficarão frente a frente na CPI do Petrolão. Tá na cara que é uma missão impossível. Impossível e desnecessária.

SHOW DE CHAVES

Que show de notícias e de flashbacks compungidos e piegas sobre a morte de Roberto Bolaños, o criador e intérprete notável de Chaves, Chapolim Colorado e outros estrondosos sucessos da TV enlatada, mexicana e mundial.

Não que ele não o mereça, pobre grande artista que encantou gerações com enorme graça e maravilhosa visão social.

Mas há homenagens e homenagens. E há flashbacks compungidos e piegas, como há também os flashbacks espertos e oportunistas.

Há mais de dez anos, Bolaños padecia de enormes dificuldades para falar e andar e ninguém dizia nada, nem fazia nada.

Isso está cheirando a perpetuação de imagem, para continuar rodando os mesmos seriados de sempre. Como aconteceu com Chacrinha, Chico Anísio e todo e qualquer astro que renda lucro e sintonia.

Cabe a você, a quem Chavez fez tanto bem, selecionar criteriosamente o jeito de fazer com que o seu herói de tantos anos à frente da TV continue a seu lado.


BOLA DE OURO
A cobertura sobre a internação de Pelé no hospital Albert Einstein em São Paulo é tamanha que a CBF já está pensando em instituir o troféu Rim de Ouro para o Rei do Futebol. Não duvidem que ele seja eleito o Paciente do Século. De qualquer maneira, pelo boletim médico e, principalmente, pelas declarações do seu filho Edinho, Pelé passa bem. Está ótimo. Em sono profundo induzido a leves medicamentos e na confortável e agradável UTI do hospital.

SEM NOÇÃO
Comovente foi a figura de Eduardo Suplicy ao ser informado que Pelé não poderia receber visitas, pois teria que dormir. Mais que um injustiça, isso foi uma enorme falta de sensibilidade. Qual seria a melhor receita para Pelé pegar no sono do que uma conversa com Suplicy?!? Que equipe bem sem noção, essa que cuida do Rei...

DO BERÇO DO FUTEBOL
Como o Brasil fica vazio nas tardes de domingo, porque aqui é o país do futebol, fiquei olhando umas que outras páginas esportivas. E me dei conta de que, se você escreve pênalti com chapeuzinho, o plural é pênaltis; se escreve penalty sem chapéu e com Y no final, então o plural é penalties. Nesse caso, provavelmente, você nasceu na Inglaterra, the cradle of football.

TABARÉ E A ROLETA DOS PAMPAS

O médico Tabaré Vázquez é, de novo, presidente da República Oriental do Uruguai.

Foi ele quem botou Zé Mujica no poder, em 2010; agora é o singelo Mujica quem o traz de volta para, com sua chamada Frente Ampla, continuar botando os colorados e os seguidores do Partido Nacional em seus devidos lugares.

Tabaré Vázquez gosta de futebol e bate bem de esquerda. Ele foi prefeito de Montevidéu, antes de ser presidente do Uruguai pela primeira vez, de 2005 a 2010. Lá o mandato presidencial é de cinco anos e não tem reeleição consecutiva.

Para todos os efeitos, a capital de Montevidéu continua sendo Punta del Este e a capital de Punta é o Conrad Resort & Casino. Ah, sim... O Uruguai continua sendo uma grande roleta dos Pampas.

PT DE RESULTADOS
Vazou... Lava-Jato: dinheiro iria para cunhada do tesoureiro do PT. Ah, bom. Então agora o PT de resultados, sob governo novo e novas ideias vai expulsar a cunhada do inocente João Vaccari Neto do cargo de irmã da esposa do tesoureiro. E não se fala mais nisso.