ESTE NÃO É UM ESPAÇO PARA FAZER AMIGOS; É PARA INFLUENCIAR PESSOAS.



1 de dez. de 2014

TUDO QUE É IMPRESSO
CABE NUM PENDRIVE
"Democratizar" a imprensa é canalhice.

O Brasil Dilma da Silva é um país que tem uma população formada por dois tipos de habitantes: as pessoas e os políticos. Malgrado essa des/classificação social, é uma nação com mais de 200 milhões de criaturas com cabeça, tronco e membros.

Gente que lê. Mas lê o quê? Você já notou que nos restam meia dúzia de grandes jornais e um ou dois tabloides que ainda resistem às edições impressas?

Diga aí, meu parceiro de fé, meu irmão. camarada, que você conhece mais que isso: O Globo, o Estadão, a Folha de S. Paulo... Não lembra, não né?!? Pronto, então vamos convir que esses três ou quatro são meio assim Vasco da Gama, porque o resto é o resto.

Há até alguns tablóides regionais ainda impressos que, nas suas versões em papel e tinta, falam das regiões metropolitanas mas não conseguem ter abrangência informativa estadual, muito menos municipal. Isso quer dizer o quê? Bolas que a webmedia é inevitável.

Logo todos seguirão o caminho que o velho Jornal do Brasil tentou tomar e não soube. Não soube, porque está nas mãos de quem não é do ramo. Jornalismo não se faz só com dinheiro. Tem que ter alma, coração e vida. E, de preferência, liberdade de expressão e não de patrão.

O caminho - querendo dizer destino - é a notícia virtual. É instantânea, barata, universal, sem ser do reino de Deus. Ela pode fazer o diabo. Precisa apenas de credibilidade. Mas isso, a imprensa escrita, falada e televisada também precisa. E com a maior urgência.

Então o horizonte é este. O mesmo que se vislumbra para as revistas que hoje ainda são semanais e escassas: Veja, IstoÉ, Época e olhe lá.

Logo elas tomarão o mesmo inevitável rumo das bibliotecas que, antes de virar museu, caberão todas dentro de um pendrive.

E por que é mesmo que estou falando nisso? Ora, porque a internet, a webmnedia e suas circunstâncias são o resgate definitivo dos três pilares de uma democracia de verdade: a liberdade de credo, a liberdade de pensamento e a liberdade de expressão.

Por que venho batendo nessa tecla? Ora bolas, carambolas, só para lhes dizer que não é por nada que Lula, o PT de Lula, de Falcão, de Dilma e sua dita base aliada querem porque querem "democratizar" a comunicação e estabelecer a "governança da internet".

Bato nessa tecla, porque "democratizar" a imprensa é canalhice. Só por isso, mais nada.