ESTE NÃO É UM ESPAÇO PARA FAZER AMIGOS; É PARA INFLUENCIAR PESSOAS.



30 de mai. de 2014

MINHA CASA MINHA DÍVIDA

Na ânsia de esconder a inflação e a estagnação do país, o governo adota medidas de impulso às compras, fazendo o brasileiro desavisado dar o passo maior que as pernas.

Assim é que, à beira de um ataque de nervos, acaba de criar novo estímulo ao crédito para elevar a prestação de veículos. Pronto está criado o Meu Carro Minha Conta.

Acaba de fazer isso também com o Bolsa Família, aumentando em 10% a capacidade de gastar dos milhões de ociosos que não têm nem querem ter emprego.

Isso também já acontece com o penduricalho Minha Casa Melhor, um puxadinho para aquisição a crédito de fogões e geladeiras para o engodo habitacional que já virou Minha Casa Minha Dívida. Depois das eleições esses tetos vão desabar.

COPA MANIPULADA

Ninguém tinha falado nisso até agora, mas a Fifa acaba de afirmar que está de olho na ação dos manipuladores de resultados na Copa. Se eles tocaram no assunto é porque a coisa tá feia.

A Fifa tem know how de sobra para isso. Afinal é ela que organiza a competição desde 1930 quando se chamava Copa Jules Rimet. Sabe que tem havido manipulações sempre que a Copa se realiza num país de governo totalitário.

Em 78 foi assim na Argentina. Pelo que tem visto acontecer aqui no Brasil da Silva, a Fifa sabe muito bem do que está falando.

DE ONDE VEM A GRANA

Procuradoria eleitoral saiu da toca e pediu uma multa, por enquanto, de R$ 750 mil pelas caravanas de Alexandre Padilha. Pensando bem, de onde sai essa grana toda que faz esse poste iluminado por Lula andar para cima e para baixo, numa andança sem alívio?

Você mesmo, fica contando nos dedos o dinheirinho que lhe sobra para uma viagenzinha de uma semana quando tira férias com a família. Sabe quanto custa isso.

Imagine duas, três viagens por dia para cima e para baixo, pelo estado inteiro de São Paulo, com uma caravana de dezenas de puxa-sacos e cabos eleitorais... E assim é que nesse país "somos todos iguais". A diferença é que para uns e outros a grana cai do céu.

POR QUÉ NO TE CALLAS?

Ronaldo Fenômeno não pode parar quieto. Agora diz que a polícia deve "baixar o cacete" em vândalos nos protestos.

Membro duro do Comitê Organizador Local da Copa, Ronaldo está cobrando ação rigorosa nas manifestações contra a Copa. E explica como quem justifica: "Vamos separar os vândalos e os mascarados".

Ele deve estar contrariado porque os deputados e senadores acabam de aprovar a Lei da Palmada. Agora, no Brasil da Silva, pode baixar a porrada desde que haja uma ordem superior.

FLECHA NO PÉ
E aquela reunião de ontem dos índios com o Zé Eduardo Cardozo, no Ministério da Justiça de Dilma, fracassou. Tava na cara, eles não falam a mesma língua. A tentativa de governo em passar a conversa na indiada fracassou. Foi uma flecha no pé.

ESCOLTA SUSPEITA

Agora a Polícia Federal está investigando a conduta da escolta na tentativa de assalto da filha do ministro da Justiça. Isso quer dizer o seguinte: em matéria de segurança nem o governo confia em quem está na volta dele. 

Viu só o que aconteceu com o ônibus da seleção do Felipão? Os ativos professores colaram figurinhas na carroceria do veículo diante dos guarda-costas passivos. Dilma não se conteve e já trocou todo mundo pelo Exército. 

Cá pra nós, assalto ao carro da filha de Cardozo é muito mais grave que botar adesivos num coletivo de jogadores de futebol. Não demora nada, vai ter coronel da Infantaria Motorizada cuidando da filha do ministro. 

A TRAGÉDIA VEM AÍ
A saída de Joaquim Barbosa do Supremo não é nada. A tragédia vem a galope. Um dos cavaleiros mais cotados para ocupar ser o mais novo assessor de Lewandowki é o bem-mandado Zé Eduardo Cardozo, hoje inerte ministro da Justiça de Dilma. Quem está no páreo também, correndo ainda por fora, é Luiz Inácio Adams que trabalha para o governo como advogado-geral da União. Venha quem vier, tá tudo dominado.

SKAF JÁ É DILMA
Paulo Skaf acaba de contratar a jornalista Helena Chagas para comandar a assessoria de imprensa da sua campanha ao governo de São Paulo. Ela foi diligent@ ministra-chef@ da Comunicação Social da president@ Dilma Vana. Helena vai formar parceria com Guilherme Barros, ex-assessor de Guido Mantega. E assim é que se confirma mesmo que Dilma vai usar Skaf para Padilha derrotar Geraldo Alckmin no segundo turno do pleito da pauliceia.

COPA DE SÍTIO

Por causa da Copa, não pelo jogo de bola, mas para mostrar ao mundo um Brasil que não é, Dilma Vana botou o País em verdadeiro estado de sítio. Botou as Forças Armadas na rua. 

O Exército está de prontidão e em estado de policiamento ostensivo em nada menos do que 15 cidades, por ordem expressa de sua comandant@-em-chef@. 

Mas, não se iluda, esse aparato todo é só um ensaio para o que vai ser de verdade depois da Copa. Em outubro tem eleição. E essa disputa o Governo não pode perder. 

O governo está se enquadrando direitinho no jeito de falar dos boleiros, quando um time começa a crescer pra cima do adversário: "está gostando do jogo". 

ADEUS ÀS ARMAS

Joaquim Barbosa saiu do Supremo dez anos antes de terminar o tempo em que poderia continuar infernizando a vida de lewiandeiros e mensalowskis. 

Vai flanar por aí e desfrutar o seu direito de adeus às armas. Quem sabe até perca um pouco de tempo escrevendo um livro.

Não será candidato a nada, por enquanto. Para sê-lo deveria ter se desincompatibilizado em abril. É honesto, tem imenso saber jurídico e estopim curto. 

Tem bala na agulha para aprimorar seu gênio irritadiço nos próximos quatro anos, até pensar se deve ou não se candidatar a presidente desse Brasil da Silva. Se for candidato a tirar fora o sobrenome que conspurca esse país, voto nele. 

DISPUTA
O que já começou a acontecer nessa antevéspera de eleições é a disputa pelos afagos de Joaquim Barbosa. As oposições estão de coração e braços abertos para pegar o ministro no colo e levá-lo para qualquer palanque daqui até outubro. O PT, PMDB e suas siglas associadas é que sabem o quanto não podem contar com ele. A propósito, ontem mesmo, falando sobre eleições, um jornalista curioso perguntou a Joaquim Barbosa: - Você disputa? Barbosa sorriu e... não disse.

A COVEIRA
Se arrependimento matasse, Eduardo Campos já estaria morto e sepultado nessa eleição. Agora ele sabe que não escolheu Marina Silva para vice na sua chapa à Presidência da República: quando ele viu, Marina Silva pegou a vaga de coveira. Está enterrando cada vez mais a candidatura de Campos. Se eu e você fossemos ele - ainda bem que não somos - já estaríamos de vice na chapa de Aécio Neves. 

VAI TER
Vai ter Copa, sim senhor! Vai ter Copa com blackbostas, motoristas descontentes, gaviões sinalizadores, professores desencantados, sem-teto sem bandeira, índios de borduna, holligans y los violentos argh!entinos. Vai ter Copa à Forças Armadas. Vai ter Copa de cavalos e coturnos. Só não vai ter baderna se o governo parar de se meter.

FERRO NELE
Não falta mais nada, agora o deputado petista Fernando Ferro saiu em defesa do colega Luiz Argôlo, o baiano que troca juras de amor com o doleiro Beto Youssef e advertiu o Conselho de Étitica para o perigo de vulgarizar a abertura de processos contra qualquer deputado criticado pela mídia. Besteirinha. Ele sabe que foi a Polícia Federal e não a imprensa quem ferrou o affair de Argôlo com Youssef, o Garanhão da Esplanada. Argôlo tá nem aí. Pelo visto já está acostumado a levar ferro.