ESTE NÃO É UM ESPAÇO PARA FAZER AMIGOS; É PARA INFLUENCIAR PESSOAS.



13 de mai. de 2014

VAI TER COPA, SIM SENHOR!
Dilma Vana bota pra fora a suprema monarca que existe dentro dela: "Quem protestar não pode atrapalhar a Copa". Autoritária e poderosa ela já mobilizou as brigadas ligeiras e as Forças Armadas para garantir que as mobilizações populares não atrapalhem a realização da Copa das Copas. Então, na democracia do Brasil da Silva é assim, "Vai ter Copa, sim senhor!". Vai ter Copa, à Força.

GREVE DIPLOMÁTICA
E os itamaratecas dos Estados Unidos e de uma vintena de embaixadas brasileiras na Europa entraram em greve por melhores salários. Ah, Dilma não dá bola para essas vicissitudes diplomáticas. A Copa vai ser aqui. Não há porque enviar Forças de Paz para lá. A menos que os manifestantes atrapalhem a emissão de vistos e passaportes para quem acredita em futebol.

O CARA CERTO
E então Dias Toffoli é o novo presidente do Superior Tribunal Eleitoral. É ano de Copa. E até, se você ainda se lembra, ano de eleições. Ele tem o pleito nas mãos. E no coração. Toffoli é um homem experiente, começou sua carreira como advogado trabalhando para o PT; foi assessor de Zé Dirceu e chegou a ministro do Supremo Tribunal Federal com as bençãos do padrinho Lula, então presidente da República dos Calamares. Conhecimento e domínio dos fatos são tudo quanto não lhe falta. É o cara certo, no lugar certo, na hora certa.

CASO DE POLÍCIA
E a CPI da Petrobrás, como se esperava, virou CPI do PTbrás. Será relatada e presidida pelo PMDB e pelo PT. Dos 13 membros eretos da comissão, dez são do governo e três gostariam de ser. A Petrobrás nunca foi assunto para uma CPI; é caso de polícia.

PRISÃO FÁCIL
A Polícia Federal tá que tá. Saiu pelo Brasil afora e prendeu, nesta terça-feira, gente boa por corrupção deslavada e intermitente em nada menos do que 26 cidades da Bahia, em Aracaju e, surpresa!, em Brasília. As prisões mais fáceis foram as dos corruptos baianos; nenhum deles sequer pensou em sair correndo.

JOGA, NÃO JOGA

A CBF não quer Neymar jogando na partida decisiva do Barcelona contra o Atlético de Madri pelo campeonato espanhol, neste fim de semana. Neymar foi quebrado justamente numa partida dessa competição.

A Espanha é uma das seleções favoritas ao título. Tem tudo para querer Neymar, único fora-de-série do time de Felipão, fora da série e fora também da Copa do Mundo. O único detalhe é que esse menino gosta de jogar bola e quer jogar o jogo.

Outro pequeno detalhe é que a CBF não é dona de Neymar e nem paga o salário que dá 6 milhões de motivos mensais para Neymar gostar do que mais sabe fazer na vida.

Pelo que tenho de janela no mundo da bola, garanto que Neymar vai jogar no Barça e vai arrebentar na seleção da CBF. O que não vai alterar em nada a minha patriótica premonição: o time dos cartolas brasileiros não passa da segunda fase, se chegar a tanto.

"Vai ter Copa, sim senhora", dona Dilma... Mas a eleição de outubro vai ser um estrume como nunca se viu antes na história desse país.