ESTE NÃO É UM ESPAÇO PARA FAZER AMIGOS; É PARA INFLUENCIAR PESSOAS.



12 de jul. de 2014

LEGADO DE TRISTEZA

Hoje, para quem pode, o Maná Garrincha se sacode. Começa às cinco da tarde o fim das alegrias de quem viu ao vivo e em cores a Copa de Rico que não foi pro nosso bico. É o princípio do fim assistir a seleção do País do Futebol disputar a chance de não ficar em quarto lugar.

O grande legado de tristeza dessa Copa é o fim das Fifa Fan Fest - jeitinho atual e Boko Moko de quem, sem ter grana para pagar ingresso, se contentou em rebolar diante dos telões como se a Copa se realizasse em qualquer outro lugar do mundo.

O pessoal das Fifa Fan Fest já está pronto para, daqui a quatro anos, assistir desse mesmo jeitinho, a Copa na Rússia. E o resto que é o resto, comendo pipoca com guaraná do Amazonas na boa e velha sala caseira de TV.

E assim serão as Copas para todo o sempre, amém. De Fifa Fan Fest em Fifa Fan Fest assim caminhará a humanidade nacional. E nunca mais um governo brasileiro há de ser tão atrevido que se meta a realizar outra Copa dessas por aqui.

DEPOIS DA COPA
E assim que terminar essa Copa, vêm aí os Jogos Olímpicos de 2016. Mas isso será no Rio de Janeiro, sesmaria de Arthur Nuzman. A Olimpíada vai ser só no Rio. O pobre do Rio que se exploda. O resto do Brasil ainda pode escapar.

GOVERNO QUER SER CARTOLA

Dilma Vana que pouco entende de governo agora sabe tudo de futebol. Diante do fracasso retumbante da Seleção de Scolari na Copa, ela descobriu que a roda não é quadrada e voltou a defender uma "ampla reforma no futebol brasileiro".

E o seu arauto para assuntos de esporte, Aldo rebelo, já deu a pista: "é preciso aumentar a participação do Estado no futebol".

E assim é que aquela coisa de Marco Regulatório das Comunicações começa a tomar forma de governança no futebol. E daqui pra frente, tudo vai ser diferente. Só que não. Aqui, ó! Antes, que os governantes virem cartolas, essa gente precisa aprender a ser gente. Fora Futebrás!

FUTEBRÁS
Com a Copa da Fifa o governo descobriu que, nesse Brasil fora de controle, todo e qualquer clube de futebol pode ser uma lavanderia. O grande legado dessa Copa vai ser a Futebrás.

A VOLTA ÀS RUAS
Meio que sim e meio que não, os protestos estão voltando. Com o fiasco da seleção dentro de campo e a certeza de que nunca mais nesse país vai haver segurança padrão Fifa, as redes sociais voltam a se mobilizar convocando manifestações, marchas e contramarchas. Há ruminações para concentrações na Avenida Presidente Vargas, no Rio; Avenida Paulista, em São Paulo; Praça da Liberdade, em Belo Horizonte e na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

UMA COISA, OUTRA COISA

As páginas e os noticiários policiais já estão voltando a não ter mais espaço para tanta violência urbana. Afora os lugares por "onde passa a procissão" o Brasil da Silva continua abandonado à própria sorte.

Uma coisa é ter cobertura de cavalarianos, coturnos, tanques, fuzis, bombas e gás pimenta para fazer as vontades da Fifa nas cidades onde há jogo de bola, outra é oferecer esse tipo de segurança ao povo.

Uma coisa é oferecer paz e tranquilidade, nem que seja à força prendendo e arrebentando, ao derredor dos estádios superfaturados dessa Copa das Copas, outra é proteger a população, como sempre foi de obrigação e compromisso dos governos.

Em termos de segurança pública para o brasileiro comum que só serve para votar e olhe lá, depois da vaia desse domingo para Dilma Vana no Maracanovo, o Brasil da Silva nunca mais será o mesmo dessa Copa.

DISPUTA NA COPA

Essa Copa deu mais dor de cabeça para Dilma do que sua vã filosofia poderia imaginar. Ontem à noitinha ela ligou para Franklin Martins, coordenador do site Muda Mais, aparelho virtual criado para apoiar a peso de ouro a campanha da president@.

Era para ele tirar do ar as críticas pesadas editadas contra a CBF e Zé Maria Marin. martins, atrevido fincou pé e relutou em tirar a peça do ar. Com as costas largas que Lula lhe dá, ele discutiu com Dilma - como se ela fosse uma subalterna temporária.

Há quem diga que a  certa altura Dilma chegou a vociferar: - Não discute comigo, não disputa! Ele não disse. Os desaforos saíram do site Muda Mais.

Franklin Martins foi chorar as pitangas no ombro de Rui Falcão, presidente submisso do PT que agora não sabe o que fazer. E é essa gente que toma conta da gente.

BEM-VINDO AO CLUBE
Falar sobre a Copa do Mundo foi com o Facebook. A rede social escolhida para o assunto foi o Facebook. Nestes últimos 30 dias, mais de 300 milhões de pessoas foram registradas falando dos jogos. Isso deu coisa de mais de 2 bilhões de posts, comentários e compartilhamentos. O Facebook foi para o Twitter o que a Alemanha foi para a Seleção do Felipão. Ganhou de goleada. E você foi um dos goleadores. Bem-vindo ao clube.