ESTE NÃO É UM ESPAÇO PARA FAZER AMIGOS; É PARA INFLUENCIAR PESSOAS.



26 de jan. de 2014

BLACK BLOC,  DE NOVO
Os blackbostas estão de volta. Não há uma só mobilização popular pacífica e justa que se faça no Brasilda Silva que não seja logo infiltrada pelos baderneiros mascarados, vestidos de preto que vandalizam o que tenham pela frente e afugentam as pessoas das ruas. Ontem mesmo em São Paulo a polícia prendeu 128 esculhambadores que tomaram de assalto a frente do movimento "Não vai ter Copa!". Ontem mesmo a polícia soltou os mercenários que a soldo oficioso garantem ao governo que "Vai ter Copa".

COPA DE RICO
O condomínio onde moro, na chamada Região dos Lagos, é uma cidade. Uma cidade limpa, bem cuidada, calma, serena, segura. Tem cerca de 3 mil lotes; mais de 2.600 residências e cerca de 10 mil moradores. Nas caminhadas que faço pela manhã e à tarde, resolvi perguntar à vizinhança se alguém vai a algum jogo dessa Copa das Copas. Já fiz esta pergunta a 227 pessoas, todas adultas, homens e mulheres de boa renda mensal e boa posição social. Só uma até agora,um senhor com coisa de 60 anos, me disse que tinha ingresso para um jogo no Maná Garrincha, o estádio de R$ 1 bilhão e 700 milhões que, depois dos jogos da Fifa vai abrigar o Candangão, campeonato que classifica os times brasilienses para a 4ª Divisão do futebol brasileiro. Teve uma senhora que me disse com ar de pessoa saudável e decidida: - Essa Copa não é pra remediados; é coisa de rico feita pros ricos.

CUSPIR PRO ALTO
João Paulo Cunha, o malfeitor mensaleiro condenado pelo Supremo Tribunal Federal a um monte de anos na cadeia, retrucou com a maior dignidade que lhe cabe no peito e na cara de pau, as declarações de Joaquim Barbosa acusou o advogado do mensaleiro de sofrer de "déficit de civilidade". Cunha disse que "falta civilidade, humanidade e cortesia" a Joaquim Barbosa. Ainda bem que o apenado, ainda em gozo de liberdade e à espera da prisão, não se atreveu a falar em desonestidade. Seria como cuspir para o alto.

JUNTOS
A propósito de João Paulo Cunha, ele foi entrevistado pelo jornal Folha de S. Paulo. Perguntado sobre suas relações com o presidente de honra do PT, Lula da Silva, ele não escondeu o ressentimento com Lula que nunca tugiu nem mugiu sobre o escândalo do Mensalão. Simplesmente respondeu à repórter Marina Dias: "Sobre o Lula, você pergunta pra ele"! Ora, a jornalista nem precisa perguntar nada. Lula já se manifestou outro dia, quando telefonou para Zé Dirceu, o seu porta-voz na Papuda: "Estamos juntos nessa!".

OFERTA & PROCURA
IBGE descobriu a pólvora: o mercado de trabalho no Nordeste apresenta declínio. E mais: 44% das pessoas em idade de trabalhar não têm e nem procuram ocupação. Faltou ao IBGE descobrir quantas delas têm bolsa família. Ou, das que não têm, quantas procuram a bolsa da salvação da lavoura.