ESTE NÃO É UM ESPAÇO PARA FAZER AMIGOS; É PARA INFLUENCIAR PESSOAS.



24 de jan. de 2014

MULHER LAVANDERIA
O novo ministro da Saúde de Dilma Vana, Arthur Chioro - acusado de improbidade administrativa, por ser secretário de Saúde na vida pública e consultor da mesma área na privada em São Bernardo do Campo, está limpando a ficha-suja. Acaba de passar o controle da consultoria que presta na área da saúde a várias cidades do estado de São Paulo, para Roseli Regis dos Reis, por acaso sua esposa. Ah, bom. Essa sociedade civil dele com Roseli deve ser com separação de bens. Então tá. Chioro já não é mais improbo e, muito menos, sócio da consultoria que controlava até ser escolhido para o lugar de Padilha que foi pra casa. Sua mulher vale por uma lavanderia. Para o governo Dilma é o quanto basta e até tá bom demais. E não se fala mais nisso.

VAQUINHA É CAIXA-3
A vaquinha virtual mensaleira de Delúbio Soares está dando leite. Em dois dias arrecadou mais de R$ 70 mil. E ele ainda pode contar com o excedente das esmolas que a nova elite política depositou no site da Família Genoíno, coisa de mais de R$ 90 mil não contabilizados ainda pela Receita Federal e nem conferidos pelo Ministério Público. A vaquinha virtual é o Caixa-3 do PT do Mal.

TODO O EMPENHO
Dilma Vana aproveitou sua viagem ao Forum Econômico Mundial, em Davos e deu um pulinho até a sede da Fifa, em Zurique. Foi beijar a mão do presidente Joseph Blatter que tinha acabado de falar pra todo mundo em "atraso histórico" nas obras da Copa. Dilma Vana criticou a crítica e, como é boa em prometer coisas que não cumpre, disse para Blatter e inclusive para jornalistas que "o governo brasileiro tem todo o empenho para realizar a Copa das Copas". Quer dizer, não disse nada. Ora, o governo brasileiro tem tido todo o empenho em todas as obras que "inaugura" lançando pedras fundamentais. O chato é que esse "todo empenho" não tira as obras do PAC do papel e não fez até agora sequer a cantada e decantada transposição do rio São Francisco. O governo Dilma Vana faz saber, mas não sabe fazer.

TODO EMPENHO II
Nesse contato com Joseph Blatter, Dilma Vana se superou. Minimizou a incompetência brasileira para organizar uma Copa do Mundo e disse que estádios da Copa são "obras simples". São tão simples para esse governo que estão todas atrasadas. Nunca antes na história das copas do mundo se viu um atraso tão grande como esse, nem mesmo na depauperada África do Sul. E esse "todo empenho" também não está bem explicado. Se for empenho de grana pública, até fica mais fácil de se entender.

CHUTE TORTO
A Copa das Copas de Dilma Vana foi estrepitosamente vaiada nas cerimônias de inauguração de mais uma arena mal-acabada. Desta feita foi em Natal, no Rio Grande do Norte. Até uma van com ministros e parlamentares da claque montada pelo cerimonial do Palácio foi atacada, pichada e depredada por manifestantes descontentes com o que têm recebido de atenção em matéria de saúde, educação, transporte e serviços essenciais. Assim mesmo, Dilma Vana deu um chute torto inicial rumo ao que acha bonito chamar de Copa das Copas. A bola mal saiu do lugar, não chegou nem perto do gol.

NOS FUNDILHOS
Entrementes... Quem levou um bom chute nos fundilhos foi a governadora Rosalba Ciarlini, dona da pior avaliação do país em matéria de governos estaduais. Ela é do DEM e, por abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2012, perdeu o mandato e foi tornada inelegível por oito anos. Rosalba vai rebater com mais uma liminar. Ela é craque nessa modalidade.

DE THIAGO A LAURA
Em Goiás, o delegado Thiago virou Laura e pode assumir a Delegacia de Defesa da Mulher. Thiago submeteu-se a cirurgia de sexo na Tailândia. Laura foi casada e dos tempos de Thiago tem dois filhos. Sua volta ao posto de delegado deve se dar no mês que vem. Pronto, seus subalternos agora já podem chamar a chefia de senhora, sem medo de qualquer represália.

DIREITO A DISTÂNCIA
A seccional da OAB de São Paulo reprovou 83,36% dos candidatos na primeira fase do exame da Ordem. Agora já sabe que pode acabar com aquela reserva de mercado que vem impedindo a realização de Cursos de Direito a distância. Bolas, se o Zé Dirceu pode fazer da Papuda uma extensão universitária para o Direito Constitucional, por que essa turma de bolsistas do ProUni que passa anos e anos nessas faculdades que não ensinam nada, não pode se formar por correspondência?!? Uma coisa é entrar na faculdade; outra é sair.

ROLEZINHOS AO AR LIVRE
Os rolezinhos já começaram a cumprir o seu grande papel social: os paulistanos, com medo de tumulto, estão se afastando e deixando de passear nos shoppings. Alguns até já redescobriram os parques, as praças e os logradouros públicos. Só não andam por ali de bicicleta porque são assaltados. Não é lindo esse tipo de manifestação social? Dê-lhe rolezinho que o governo garante.

O MEDIADOR
Mujica, presidente uruguaio, se ofereceu para mediar negociação entre Colômbia e Farcs. Vai ver que o comércio da maconha pegou mesmo lá pelo Uruguai.

O PESO DO PESO ARGENTINO
A desvalorização do peso argentino coloca em alerta mercado do Brasil. Segundo analistas, o turista deve levar só dólar ou real. Eu diria que nem deveria ir até lá. Entre Buenos Aires e Punta del Este, melhor o Conrad Resort, legítima capital do Uruguai.

E A PULSEIRA?
Ainda que mal pergunte, o Delúbio Soares está indo trabalhar na CUT com ou sem tornozeleira eletrônica? Em caso de estar isento, por ser da elite de alma mensaleira, quem vai se responsabilizar se lhe bater uma crise de Henrique Pizzolato?

EM SUMA
Dom Odilo Scherer anda meio chateado com as críticas que vem sofrendo pela imprensa desde que foi defenestrado do Banco do Vaticano. Para ele, trocas na instituição já eram previstas com o novo Papa. Scherer emenda o soneto dizendo que "Francisco escolheu pessoas de sua confiança". Ah bom, então tá. Em suma: Odilo Scherer saiu porque não era nenhum suprassumo em finanças e confianças para o Sumo Pontífice.