ESTE NÃO É UM ESPAÇO PARA FAZER AMIGOS; É PARA INFLUENCIAR PESSOAS.



28 de jan. de 2014


HISTÓRIA OFICIAL
E então, pela História oficial, o "manifestante" - jovem não é vocábulo para jargão policial - baleado pela polícia em São Paulo levava material explosivo. Então tá. O que antes era um estilete agora é "material explosivo". E não se fala mais nisso. Duro mesmo é a gente saber que é a esse tipo de proteção que o brasileiro está entregue.

OSTRACISMO
Às vezes Joaquim Barbosa me deixa com um pé atrás. Ele me parece mais intempestivo do que um presidente do Supremo Tribunal deveria ser. Age, no entanto, sempre nas linhas da lei. Diante do esperneios e chororô dos mensaleiros condenados que ganham repercussão e manchetes na mídia, Barbosa foi uma vez mais aquele que, como diria Aracy de Almeida, "não resta a menor dúvida". Simplesmente colocou os jornalistas amestrados e os seus notáveis presidiários no seu devido lugar: "A imprensa presta um enorme desserviço à Justiça e à sociedade dando cobertura ao que dizem e repercutindo o que fazem esses condenados. Eles deveriam ficar no ostracismo. O ostracismo, a distância da sociedade, faz parte da pena". Qualquer dia desses, Zé Dirceu já não poderá mais esconder uma de suas mais românticas e puras identidades: o Conde de Monte Cristo.

RETOQUE ESTÉTICO
De Brasília a Zurique, de Zurique a Davos, daí a Lisboa e então e até que enfim, Havana. Nesse trajeto as profundas olheiras de Dilma Vana denunciavam a estafa de um périplo cheio de coisa nenhuma para fazer. Mais que olheiras de cansaço, especuladores denunciam que os olhos roxos de Dilma gera suspeitas de um providencial retoque estético. O que me parecia, pois, um arremedo de máscara do Coringa, inimigo público N° 1 nas aventuras do Batman, seria apenas a convalescença de mais uma plástica. Pelo cartão corporativo, por supuesto.

DESFEITA À TERRA DE OBAMA
E lá se vai rumo a bulhufas mais uma edição da Cúpula da Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos. Não convidaram os Estados Unidos. Tudo bem, Cuba ainda não é o Brasil da Silva, por isso deixou de fora o país de Obama. Pela parte que toca ao Brasil a desfeita já não é tão justificável. Afinal, o Brasil tirou o Paraguai do Mercosul e convidou a Venezuela que, geográfica e politicamente, não teria e não tem nada a ver com as coisas aqui do Cone Sul do mundo.

DIRCEU QUER TRABALHAR
Zé Dirceu, o presidiário que já havia recebido na Papuda o telefonema enganador de Lula dizendo "estamos juntos nessa!", agora está apelando para o STF - sob nova direção - para que seja suspensa a suspensão da análise dos benefícios inerentes a quem curte uma cadeia em regime semiaberto. Com Lewandowski de plantão, a petição do subchefe dos mensaleiros pode vingar.

QUIZ
Se o subchefe dos mensaleiros, Zé Dirceu, é o segundo maior malfeitor dos malfeitos do Mensalão, quem é então o chefe, il capo de tutti capi, o primus inter pares do mais badalado esquema de propina desse país: 1) Você; 2) Ninguém, Dirceu é o primeiro depois do grande mestre; 3) É o Cara que atendia por "Barba" nos corredores da ditadura?

ROLEZINHO EXTRAOFICIAL EM LISBOA
Reprodução/oglobo.globo.com

A saída calma e serena, altas horas da noite lisboeta, com valioso carregamento enológico, se entende perfeitamente, por duas simples razões: 1) O luxuoso restaurante Eleven fica às margens do Tejo, em Lisboa e não é uma pizzaria do Jardim Paulista, em São Paulo; 2) Esse rolezinho afugenta qualquer arrastão.